Novo vídeo mostra único sobrevivente do voo da Air India deixando destroços da aeronave

Cerca de 270 pessoas morreram no acidente

 Viswash Kumar Ramesh foi o único a escapar com vida da queda do voo AI-171 da Air India, que deixou mais de 270 mortos na última quinta-feira (12), em Ahmedabad, no oeste da Índia. Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (16) mostra o passageiro caminhando desorientado, com a camiseta ensanguentada e um celular nas mãos, enquanto se afasta da aeronave em chamas.

O avião, que seguia para Londres, caiu pouco após a decolagem e  atingiu o alojamento e o refeitório do BJ Medical College. Das 242 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, apenas Ramesh sobreviveu. Centenas de moradores também foram atingidos, aumentando o número de vítimas fatais.

Em entrevista ao Hindustan Times e à emissora Doordarshan, Ramesh contou como conseguiu escapar. “Quando abri os olhos após o acidente, por alguns instantes, pensei que também morreria”, disse. “Não sei como saí vivo… Pensei que ia morrer. Mas abri os olhos, vi que estava vivo, soltei o cinto de segurança e simplesmente rastejei para fora”, acrescentou.

O passageiro, que tem cidadania britânica e voltava de uma visita à família na Índia, estava sentado na poltrona 11A, ao lado de uma das saídas de emergência. “Eu estava perto do térreo. Havia espaço, e eu rastejei para fora de lá. A parede do prédio estava do outro lado… Acho que ninguém mais poderia ter escapado de lá”, relatou.

Ramesh disse que o acidente aconteceu cerca de um minuto após a decolagem. “De repente, parecia que o avião estava preso. Luzes verdes e brancas piscaram. O piloto pareceu tentar içá-lo novamente, mas a aeronave avançou a toda velocidade contra o prédio”, contou.

image-97 Novo vídeo mostra único sobrevivente do voo da Air India deixando destroços da aeronave

Assim que conseguiu sair dos destroços, ele ligou para o pai para avisar que estava vivo. O sobrevivente foi levado ao Hospital Civil de Ahmedabad, onde permanece internado. Segundo o médico Dhaval Gameti, que o atendeu, “ele estava desorientado, com vários ferimentos por todo o corpo. Mas ele parece estar fora de perigo”.

O irmão de Ramesh, que também estava no voo, não resistiu. A Air India confirmou que o avião transportava cidadãos de diferentes nacionalidades — 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense — além dos 12 tripulantes.

O acidente

O voo AI171 da Air India, com destino ao aeroporto de Gatwick, na cidade de Londres, caiu poucos minutos após decolar de Ahmedabad, às 13h39 (horário local). Depois do impacto, a aeronave pegou fogo. Ao todo, 242 pessoas estava a bordo, sendo 232 passageiros e 10 membros da tripulação. Um homem sobreviveu.

Este é o primeiro acidente fatal envolvendo uma aeronave Boeing 787, de acordo com o banco de dados da Aviation Safety Network. Lançado em 2011, o modelo é conhecido por sua tecnologia avançada e sólido histórico de segurança.

Share this content: