Caos no Rio de Janeiro: ondas gigantes invadem o Leblon

9nHh157qEW0nIMgkN9a4i7sJeEeQMqRWxRDzhHZ4 Caos no Rio de Janeiro: ondas gigantes invadem o Leblon

Reprodução: Pinterest / Instagram / TV Globo

PUBLICIDADE

Uma forte ressaca atingiu a orla do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (29), provocando a interdição total da Avenida Delfim Moreira. Ondas de até quatro metros ultrapassaram as pistas, invadiram calçadas e arrastaram objetos, incluindo um carro estacionado e equipamentos de ginástica fixados no calçadão. A força do mar também danificou o portão de um prédio residencial, mas não houve registro de feridos.

A Marinha do Brasil havia emitido alerta de ressaca das 9h de terça (29) até as 21h de quinta-feira (31). A Comlurb precisou atuar na retirada da areia que cobriu a via, enquanto a CET-Rio implementou desvios pela Rua Bartolomeu Mitre, no sentido Copacabana, e pela Rua Henrique Dumont, no sentido Leblon. Imagens registradas por moradores e divulgadas pela imprensa mostraram a violência das ondas avançando sobre a orla.

Impactos da ressaca se estendem por Copacabana e outras áreas

A ressaca também atingiu outras áreas da Zona Sul carioca. Em Copacabana, o mar avançou por toda a faixa de areia, chegando aos quiosques da orla. A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou preventivamente a Ciclovia Tim Maia, que liga o Leblon a São Conrado, margeando a Avenida Niemeyer. A medida foi tomada por segurança, em resposta ao alerta da Marinha. Além disso, a força do vento provocou a queda de pelo menos três árvores na capital, localizadas no Cosme Velho, no Leblon e na Barra da Tijuca.

RGeeIxosOU8P1usZXzSPKGc45MNnLPsnSMRq9Acf Caos no Rio de Janeiro: ondas gigantes invadem o Leblon

PUBLICIDADE

Prefeitura orienta população e reforça cuidados

A Prefeitura do Rio reforçou recomendações de evitar banho de mar, esportes aquáticos e a proximidade com mirantes e áreas costeiras. O Centro de Operações Rio (COR) destacou a importância de não circular pela ciclovia caso as ondas atinjam a pista, evitar a navegação de pequenas embarcações e acionar o Corpo de Bombeiros (193) em emergências, sem tentar resgates por conta própria.

A previsão é que a ressaca continue nesta quarta-feira (30), com maré alta prevista para a madrugada, podendo registrar ondas entre 2,5 e 4 metros. O tempo deve permanecer firme em todo o estado até sábado (2), sem expectativa de chuva. As temperaturas tendem a ser amenas de madrugada e mais elevadas à tarde, mas abaixo dos 30°C.

Share this content: