EUA revogam visto de médico brasileiro que comemorou assassinato de Charlie Kirk
O governo dos Estados Unidos revogou o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa, após o profissional ter comemorado publicamente o assassinato de Charlie Kirk, líder conservador norte-americano que foi alvejado no pescoço enquanto palestrava em Utah, na quarta-feira (10/9). Segundo o vice-secretário de Estado americano, Cristopher Landau, a revogação do visto é permanente.
Reação oficial dos EUA
Landau declarou que o conteúdo publicado por Barbosa foi “um dos mais assustadores” que já viu online, considerando o contexto médico e ético:
“Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘pontaria impecável’, mas também especifica ‘coluna cervical’. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates?”
O vice-secretário ainda anunciou ter ordenado que o chefe de Assuntos Consulares revogasse imediatamente o visto de Barbosa e colocasse um alerta para impedir que ele venha a obter qualquer visto futuramente.
Investigação no Brasil
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu um procedimento para apurar a conduta do médico, após denúncia formalizada pelo vereador Thiago Medina (PL). A investigação busca verificar se houve violação ética e profissional.
Postagem que gerou revolta
Ricardo Barbosa havia escrito, em seu perfil no Instagram:
“Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”
Após receber críticas intensas nas redes sociais, o médico deletou sua conta na plataforma.
Share this content:


