Eduardo Bolsonaro sugere intervenção militar dos EUA no Brasil após condenação do pai

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, o deputado Eduardo Bolsonaro reagiu de forma intensa, chegando a sugerir a possibilidade de uma intervenção militar dos Estados Unidos no Brasil.

Em entrevista à coluna de Paulo Capelli, do Metrópoles, Eduardo declarou que conta com apoio do governo Trump e afirmou que o país norte-americano poderia enviar caças F-35 e navios de guerra ao Brasil.

“Brasil pode perfeitamente, no futuro, precisar da vinda de caças F-35 e de navios de guerra, porque é o atual estágio da Venezuela”, disse o deputado licenciado, que atualmente reside nos Estados Unidos.

Eduardo ainda comentou sobre a recente declaração da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que afirmou a disposição do governo americano de usar meios militares no Brasil para proteger a liberdade de expressão. Questionado diretamente sobre ser a favor de uma intervenção militar, Eduardo respondeu:

“Eu acho que vale a pena pela pauta da liberdade. Você aceitaria ser escravo para evitar uma guerra? Eu prefiro a guerra”.

Analistas políticos observam que, embora o discurso bolsonarista e de aliados de Trump seja centrado na defesa da liberdade de expressão, as possíveis sanções e medidas norte-americanas podem ter motivações estratégicas, como frear o crescimento do bloco dos BRICS, do qual o Brasil faz parte.

Além disso, o próprio presidente Donald Trump já se manifestou sobre Bolsonaro, condicionando negociações de tarifas impostas ao Brasil a uma eventual anistia para o ex-presidente, deixando explícitas suas intenções de manter aliados na América Latina.

Share this content: