Laudo confirma que Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
Após a alta hospitalar do ex-presidente Jair Bolsonaro, o médico responsável por seu acompanhamento, Cláudio Birolini, confirmou na tarde desta quarta-feira (17) que o político foi diagnosticado com câncer de pele.
Segundo o cirurgião, o laudo da biópsia confirmou a presença de um carcinoma de células escamosas em duas das lesões retiradas durante procedimento realizado no Hospital DF Star, em Brasília.
“Duas das lesões vieram positivas para o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas, ainda assim, é um câncer de pele”, explicou Birolini.
Diagnóstico e tratamento
As lesões estavam localizadas no tórax e em um dos braços de Bolsonaro. De acordo com o médico, elas foram detectadas em estágio precoce, o que torna o tratamento menos invasivo.
Neste momento, o ex-presidente precisará apenas de avaliação periódica, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia.
Durante a internação, realizada na tarde de terça-feira (16), Bolsonaro apresentou crise de soluços, vômitos e queda de pressão arterial, o que levou a equipe médica a mantê-lo em observação durante a noite.
Procedimento realizado
No hospital, foram retiradas oito lesões de pele, das quais duas apresentaram malignidade. A análise patológica confirmou o diagnóstico e afastou a necessidade de tratamentos mais agressivos neste primeiro momento.
Estado atual
Já em casa, onde cumpre prisão domiciliar, Jair Bolsonaro segue em acompanhamento médico. Apesar de o câncer estar em estágio inicial, a confirmação do laudo se soma ao quadro delicado de saúde do ex-presidente, que já enfrentou diversas internações nos últimos anos.
A notícia causou preocupação entre seus apoiadores, que se mobilizaram em correntes de oração nas redes sociais.
Share this content: