Vídeo inédito, gravado dentro de balão, mostra que passageiros perceberam chamas e tentaram soluções
O vídeo inédito gravado dentro do balão momentos antes da queda mostra que passageiros perceberam as chamas.
De forma recente, neste último sábado, dia 21 de junho, morreram oito pessoas durante um passeio dentro de um balão que caiu na região de Praia Grande, Santa Catarina.
Depoimentos de sobreviventes revelaram a sequência de pânico e desespero, e vídeos que foram obtidos exclusivamente pelo Fantástico, mostraram o momento em que os passageiros perceberam o começo do incêndio no cesto da aeronave.
“A gente percebeu o início das chamas no piso. Depois, ele [o fogo] foi até o cilindro”, contou o engenheiro de software Marcel Cunha Batista, um dos 13 sobreviventes.
Áudios das gravações captaram passageiros sugerindo abafar o fogo com um casaco ou jogar o cilindro de gás para fora. Eles procuraram por soluções diante do momento de pânico.
De acordo com as autoridades, que já ouviram o piloto e cinco outros sobreviventes, o incêndio foi provocado devido a um maçarico auxiliar que estava no cesto. O vídeo pode ser conferido abaixo:
O piloto, Elves de Bem Crescêncio, contou que tentou apagar as chamas com os pés e depois com um extintor, mas que o equipamento não funcionou. Diante da falha, ele realizou uma descida de emergência.
“Ele conseguiu descer [o balão] e, ao mesmo tempo, disse: pessoal, na hora que bater, vocês pulam. Ou seja, no chão. Quando o cesto tocasse o solo, era para a gente pular”, contou um sobrevivente.
Nesse momento crucial, 13 pessoas, incluindo o piloto, conseguiram saltar. No entanto, com o alívio do peso, o balão subiu novamente de forma descontrolada, levando as oito vítimas restantes.
A companheira de Victor contou que não tinha percebido que nem todos tinham conseguindo pular, e quando virou, viu que o balão ainda estava no ar e notou pessoas caindo.
A investigação apurou que quatro vítimas morreram na queda e outras quatro carbonizadas. Os voos na cidade, conhecida como a “Capadócia brasileira”, estão suspensos.
Para os sobreviventes, fica um misto de sentimentos, dizendo que aos poucos estão se organizando por conseguirem seguir em frente, agradecendo por estarem vivos, mas tristes pelas pessoas que não tiveram o mesmo destino.
Share this content: