Air India: veja a história da aérea envolvida em acidente com 290 mortes
Em fevereiro de 2023 a Air India fez o que era, até então, o maior pedido de aeronaves do mundo, somando um total de 470 jatos da Airbus e da Boeing
Um Boeing 787 Dreamliner operado pela Air India, uma das maiores companhias aéreas de seu país natal,caiu momentos após a decolagem na quinta-feira (12) em um voo de Ahmedabad para Londres Gatwick, matando pelo menos 290 pessoas.
Aqui estão os fatos sobre a história da companhia aérea:
Fundada em 1932
A Air India foi fundada pelo empresário JRD Tata em 1932, antes de ser assumida pelo governo indiano em 1953. Sob o governo, anos de má administração e o aumento da concorrência levaram ao crescimento das dívidas da companhia aérea.
O Grupo Tata assumiu as operações da companhia aérea em um acordo de US$ 2,2 bilhões em 2022 e, desde então, tem tentado recuperar sua sorte.
Frota e rotas
A Air India voa atualmente para 43 destinos domésticos e 41 internacionais. Em maio ela operava um grupo de 191 aeronaves formado por uma mistura de modelos de fuselagem estreita e larga da Airbus e da Boeing.
Atualmente, é a única companhia aérea do país a voar sem escalas para destinos de longa distância, da Austrália à Europa e América do Norte.
Sua unidade de baixo custo, a Air India Express, voa para 55 destinos na Índia e no exterior, com foco no Oriente Médio.
Share this content: